O Liberal

Em meados de 1951, os irmãos Romeu e Arnaldo Mantovani, juntamente com Jessyr Bianco, começaram a cogitar a ideia de um jornal independente. Naquele tempo, Romeu Mantovani, além de trabalhar na Prefeitura de Americana, trabalhava também como contador para Jayme Antas, em sua fábrica têxtil. Jayme era filho do vereador Sebastião Antas de Abreu, um dos maiores responsáveis pela unificação política da cidade de Americana. Fez parte do primeiro mandato da Câmara Municipal.

Jaime e Sebastião acreditavam na possibilidade de um jornal sem vínculos com a política e, com o faturamento da empresa têxtil, forneceram as verbas necessárias para a compra das primeiras máquinas que seriam utilizadas para a impressão do jornal que se chamaria O LIBERAL.

Com a verba arrecadada para a primeira impressão e a certeza da publicação, os três fundadores passaram a buscar opiniões a fim de por em prática seus ideais de um jornal que pudesse prosperar na cidade de forma independente, que não estivesse limitado à ideia de três pessoas.

O foco maior seria a liberdade de expressão, e qualquer um poderia externar seus contentamentos e descontentamentos sobre qualquer assunto, política, economia. Na época, embora existissem poucas escolas, muitos possuíam certa facilidade para escrever e com a ajuda dos irmãos Mantovani e Jessyr Bianco passaram e pensar em nomes para o jornal.
Chegou-se à conclusão que o que mais se encaixava com a descrição de seus ideais seria O LIBERAL. 

A idéia de criação do jornal atraiu muitas pessoas que gostariam de fazer parte do projeto, que não tinha fins lucrativos. O jornal seria inaugurado com diversas opiniões de pessoas dispostas a cooperar para o bem da cidade e não para benefício próprio, sem bajulações de governo ou entidades privadas, qualquer um que estivesse disposto a se expressar sem interesses financeiros. 

Entre eles estavam o poeta Antonio Zoppi, Walter José De Faé (que até hoje escreve para a coluna de poesias do jornal), José Nascimento, Cesar Rodrigues, Mario Feola, Joaquim Rocha Junior (ex-redator do jornal O Tempo), Waldomiro Rocha Neto, Guilherme Barreto, Nidoval Reis, responsável pela coluna de poesias da época, Erasmo Silva, Euclides Pinto da Rocha, Arsenio Miranda Caetano, Nicolau João Abdalla, Jorge Arbix, que assumiu em 1952 o cargo de prefeito de Americana. 

Alguns já com colunas fixas, outros que escreviam esporadicamente. Zoppi e Faé se consagraram no jornal, perpetuando-se na Redação. Um ano após a sua fundação, O LIBERAL passou a contar também com Diógenes Benedito Gobbo, hoje editor de Opinião.

Em 1º de junho de 1952, de forma singela, surgiu O LIBERAL, com diagramação rústica, textos bagunçados, mesclados com anúncios, matérias que começavam na primeira página e só terminavam na quarta, com algumas quebras para outros textos. 

Com apenas quatro páginas, sua primeira edição mostrava aos cidadãos de Americana seus objetivos, engrandecendo a "Princesa Tecelã", nome dado à cidade devido o grande número de indústrias têxteis da época, que colocaram Americana no mapa do País como uma das principais fornecedoras de tecido. 

Em seu primeiro artigo publicado, o de boas vindas ao jornal, Walter José De Faé ressaltava o potencial de Americana, com ênfase na capacidade de seu crescimento. Jessyr Bianco expressou todo o interesse de benfeitorias à cidade e deixou bem claro ao governo seu propósito, citando que não seria um jornal de falsos elogios. "E sim um jornal que se atenha a verdade e somente a verdade. Com capacidade de averiguar os fatos e desmascarar caso fosse preciso atos inconstitucionais".

A rádio VOCÊ (AM 580) no Grupo O Liberal
Operando com a frequência de 580 kHz, sua abrangência chega a 88 cidades, todas da região do município, além de algumas do Sul de Minas Gerais, segundo a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo.

Com isso, o Grupo O Liberal de Comunicação assumiu um novo desafio e gerenciar não apenas o jornal, mas também a rádio VOCÊ (AM 580).

Atualmente, a rádio tem em sua grade programas jornalísticos e de entretenimento. Uma parceria firmada com a rádio Transamérica, da Capital, permite ainda a transmissão dos melhores jogos de futebol do Brasil.

Núcleo de revistas do Grupo O Liberal
O Grupo O Liberal de Comunicação possui um núcleo voltado exclusivamente à produção de revistas temáticas. Os assuntos variam da relação entre mães e filhos a conceitos e tendências da moda e de decoração, além, é claro, das publicações especiais voltadas às cidades de Americana e Santa Bárbara d'Oeste.

MIX MAMÃE E BEBÊ
Uma revista que reúne tudo que os pais querem saber sobre gravidez e a chegada do novo integrante da família, com assuntos sobre filhos, saúde, estética, educação e bem-estar.

MIX SABORES & GOURMET
Uma revista que transporta o leitor para o universo da gastronomia regional, reunindo reportagens especiais e receitas saborosas.

MIX FESTAS INFANTIS
Tudo o que você precisa saber para preparar a festa das crianças, com dicas de decoração, animação, curiosidades, convites, presentes e lembrancinhas, além de cardápios especiais para o grande dia.

MIX EDUCAÇÃO
Uma revista que traz notícias sobre educação desde os primeiros níveis de aprendizado, com análise de profissionais sobre os desafios, dicas aos estudantes e conquistas no cenário atual.

MIX INVERNO
Um resumo das tendências que vão ditar a moda outono/inverno, com a tradução dos temas para compor looks modernos e atuais, além de dicas de beleza e estética para arrasar dia e noite.

MIX VERÃO
As tendências da moda primavera/verão traduzidas em temas que valorizam cores, modelos e as vedetes da estação, com várias páginas reunindo dicas de beleza e estética para elas e para eles.

MIX CASA
Tudo o que você precisa saber para construir e reformar seu imóvel, com projetos para uma obra prática e rápida, inovações, sustentabilidade, decoração e um painel de serviços.

MIX NOIVA
Uma revista para a noiva programar passo a passo o grande dia, trazendo detalhes sobre cerimônia, recepção, lista de presentes e lua de mel com o que há de novidade no mercado. Confira ainda os modelos de vestidos que estão em alta, dicas de maquiagem e acessórios que valem para noivas, madrinhas e convidados.

MIX AMERICANA
A história de Americana contada sob uma ótica moderna, resgatando momentos marcantes do município que, nas páginas da revista, documentam as etapas do desenvolvimento da Princesa Tecelã.

MIX SANTA BÁRBARA
Fatos e momentos históricos das terras de dona Margarida que consolidaram a Santa Bárbara d'Oeste de hoje, com uma trajetória empreendedora desde os tempos da Pérola Açucareira.

A Sua Lista – O guia telefônico do Grupo O Liberal
O produto A Sua Lista é um guia telefônico prático. Nele lojas, indústrias, prestadores de serviços têm seus números de contatos telefônicos facilmente localizados.
É a maneira mais fácil de encontrar o que se precisa.

A busca pelo número telefônico pode ser feita por nome ou endereço, assim como também é possível encontrar nome e endereço via número de telefone.

A relação se dá por ordem alfabética, por cidade e de acordo com o ramo de atividade.

A Sua Lista reúne dados de empresas de A a Z de toda a RPT (Região do Polo Têxtil), que inclui Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia. www.asualista.com.br

Ameriform – A gráfica do Grupo O Liberal
A Ameriform é a gráfica do Grupo O Liberal de Comunicação. Além de imprimir os produtos de O Liberal, atende periódicos (jornais de terceiros) que não possuem gráfica própria, sejam clientes locais ou do Estado, também imprime material comercial, seguindo o princípio de qualidade adotado por todo o grupo.

Jornal Virtual – A edição virtual do jornal O LIBERAL
O Jornal Virtual é um aplicativo integrado ao novo portal www.liberal.com.br que possibilita a visualização da edição impressa do Jornal O LIBERAL. 

Os assinantes do LIBERAL têm acesso, por meio de senha individual, ao conteúdo completo do jornal impresso na internet.

Estão disponíveis para consulta todas as edições do jornal desde janeiro de 2001.
Basta um clique para folhear virtualmente o jornal O LIBERAL e, com outro clique, ampliar as páginas das notícias que quer rever.

Próxima Comunicação – A agência do Grupo O Liberal
A Próxima Comunicação é a agência house do Grupo O Liberal de Comunicação.

Quer o Liberal Motors na sua cidade?

Anuncie você também no maior classificado de veículos de Americana e região.

Solicite no formulário abaixo um representante: